domingo, 13 de fevereiro de 2011

Notícias 2010


NOTÍCIAS Jan. 2010

● A MF Julieta Marques deu-nos conta das suas mais recentes iniciativas em Montemor-o-Novo para divulgação de aspectos muito relacionados com Cristóvão Colon.
Em Plano de Actividades do Grupo de Amigos - Museu e Universidade Sénior, ficou aprovado, em Dezembro, realizar uma visita de estudo a La Rábida, em Maio, no âmbito da disciplina que Julieta Marques lecciona na Universidade Sénior.
Para conjugar com essa visita apresentou ao Conselho Pedagógico um plano de estudo sobre Cristóvão Colon no fresco de Mafra - Sala das Descobertas.

● O MF Luciano da Silva lançou a ideia de se efectuar um encontro de “Zarcos” com o objectivo de troca de informações e documentação.

● O MF Pedro Laranjeira continua a manter contactos para que se concretizem os planos de realização de um grande evento sobre Cristóvão Colon no Funchal, eventualmente conjugado com o encontro de “Zarcos”.

NOTÍCIAS Fev. 2010

● No dia 2 de Fevereiro realizou-se a Conferência na Academia de Marinha, já objecto de destaque.

● Estão já, e finalmente, em curso as obras de adaptação do edifício onde funcionará a sede da ACC e uma Exibição permanente sobre Cristóvão Colon.


NOTÍCIAS Mar. 2010

● No dia 6 de Março o novo Membro Associado Walter Gameiro efectuou uma palestra, no Clube de Vela TSC, no Estado do Texas – EUA, em que abordou o tema Cristóvão Colon após uma introdução sobre a "História da Navegação à Vela"

● Como detalhadamente descrito na rubrica Editorial, no dia 13 de Março, realizou-se em Vale do Paraíso (Azambuja/ Aveiras de Cima), na Casa Colombo, promovido pela Junta de Freguesia de Vale do Paraíso com apoio da Câmara Municipal de Azambuja, o Colóquio intitulado “O encontro de Colombo (Colon) com D. João II – revisitado à luz de modernos contributos”.

● O MF Manuel Luciano da Silva viu reconhecido todo o seu trabalho de uma vida ao ser-lhe atribuído o direito de figurar no Rhode Island Hall of Fame, em cerimónia que decorrerá no próximo dia 1 de Maio.

NOTÍCIAS Abr. 2010

● No dia 10 Abril, efectuou-se no Museu de Marinha em Lisboa, no ciclo de Conversas informais promovido pelo Grupo de Amigos do Museu de Marinha, uma conversa a que foi dado o título Cristóvão Colombo, e na qual foi orador o M.F. Brandão Ferreira.
O orador e o tema foram apresentados pelo Presidente de Direcção do G.A.M.M.A., Dr. Ortigão Neves. No final da palestra a assistência colocou diversas questões, animando um prolongado debate.

● No dia 10 de Abril, a ACC, representada pelos membros da Direcção, Carlos Calado e Brandão Ferreira, encontrou-se com um responsável pelo Clube Naval de Cascais, a quem descreveu o projecto da Regata de Regresso, pedindo a colaboração do CNC com os seus conhecimentos e contactos nacionais e internacionais para o desenvolvimento deste projecto. Foi-nos transmitido pelo representante do CNC que a realização duma Regata seguindo a Rota de Regresso de Cristóvão Colon é de difícil execução pois habitualmente os veleiros portugueses cruzam o Atlântico no sentido Leste-Oeste, aproveitando os ventos favoráveis até às Antilhas e não regressam pelos seus próprios meios. De qualquer forma, o representante do CNC irá iniciar contactos para estabelecer ligação entre a ACC e outras entidades, nomeadamente com a Associação Nacional de Cruzeiros, a qual agrupa os proprietários dos veleiros de cruzeiro que fazem este tipo de regatas e, possivelmente, com um homólogo em Santo Domingo.

● O Membro Associado Walter Gameiro efectuou uma palestra no Clube de Vela FWBC, no Estado do Texas – EUA, sobre a "História da Navegação à Vela" introduzindo o tema Cristóvão Colon.

● O Membro Fundador Manuel Rosa apresentou na Duke University Continuing Studies, no passado dia 27, alguns resultados da sua longa investigação. A palestra, intitulada “Cristóvão Colombo: Um Espião Apanhado”, integra-se no programa SYMPOSIA: Scientific Excursions and Diversions da Osher Lifelong Learning Institute em Durham, North Carolina, USA

NOTÍCIAS Mai. 2010
● No dia 1 de Maio, o MF Manuel Luciano da Silva viu reconhecido todo o seu trabalho de uma vida ao ser-lhe atribuída a honra e distinção de fazer parte do Rhode Island Heritage Hall of Fame.
 ● No dia 7 de Maio, na República Dominicana, o Archivo General de la Nación, organismo na tutela da Secretaría de Estado de Cultura, divulgou na sua página o novo livro do MF Manuel Rosa, “Colón – La historia nunca contada”.

NOTÍCIAS Jun. 2010

Por larga maioria de escolhas, o nome já proposto pela ACC à Câmara Municipal de Cuba, é «Centro Cristóvão Colon», sugestão apresentada pelo MF Francisco Matoso.
O Presidente da CMC comunicou que seria então esse o nome oficial.

● No dia 19 de Junho, sábado, efectuou-se em Montemor-o-Novo, um Colóquio promovido pela MF Julieta Marques e organização da ACC, com os apoios da respectiva Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Vila e do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo.
O programa iniciou-se no Convento de S. Domingos com a exposição “Telas e Sons para Colon”, constituída por:
Exposição bibliográfica – O Almirante Colon
Exposição de pintura das artistas Rosa Almeida, Eugénia Mira e Isabel Seruca
Sons de guitarra portuguesa

Surpreendente a imensa colecção de obras sobre Cristóvão Colon, algumas delas verdadeiras preciosidades e raridades.
Interessante a exposição das obras apresentadas pelas artistas plásticas, que dedicaram, cada uma, um trabalho a Cristóvão Colon, e que ofereceram para exposição no centro Cristóvão Colon.
Emocionante o concerto de sons de guitarra portuguesa, por Pedro Alvim e seus acompanhantes.

 ● Seguiu-se, no Auditório da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Vila (contíguo ao Convento), o Colóquio com o título
“Trazemos novas de nosso Amigo, o Almirante Colon”
A sessão foi presidida pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e pela Vice-Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Vila.
Oradores: Dr. Abel Cardoso (ACC), Drª Euza Thomaz (Brasil), Ten. Cor. Carlos Paiva Neves (ACC), Prof. Reinaldo de Barros (Mestre em Património Cultural) e Julieta Marques (ACC).
O Presidente da ACC efectuou uma breve apresentação da Associação e dos temas.
Terminou com um animado período de debate que contou com a participação de outros Membros da ACC.

NOTÍCIAS Jul-Out. 2010

Fomos contactados por um destacado professor e jornalista português há muito radicado no Brasil, João Alves das Neves, interessado neste tema.
Após um encontro pessoal e alguns telefonemas, ficou manifestada a sua vontade de divulgação através de artigos de jornal e publicação nos seus blogs, de textos sobre a portugalidade de Colon e o possível interesse em efectuar em S. Paulo e Rio de Janeiro exposições temporárias, réplicas da exposição do Centro Cristóvão Colon, sob o patrocínio da Federação das Associações Portuguesas.
A ACC estudará a possibilidade de executar réplicas, de menor dimensão e fácil manejo e transporte, dos painéis desenvolvidos para o Centro.

● Como foi divulgado por e-mail, o MAF Manuel Rosa esteve recentemente em Portugal, tendo efectuado palestras em Portimão no dia 9 Out., promovida pela CMPortimão e pela Associação de Genealogia do Algarve, e em Lisboa (Sociedade de Geografia) no dia 11 Out.
No dia 14 Out. efectuou uma palestra em Valladolid, na Casa Museo Colón

NOTÍCIAS Nov. 2010

● No dia 11 o MAF Carlos Calado proferiu uma palestra intitulada “Portuguese discoveries and discoverers” para uma audiência internacional integrada numa acção do projecto europeu Grundtvig – aprendizagem ao longo da vida. Dos 25 presentes, com idades compreendidas entre os 40 e os 80 anos, vindos da Finlândia, Polónia, Grécia, Turquia e Estónia, apenas uns turcos tinham ouvido falar de Vasco da Gama e ninguém conhecia o italiano “Christopher Columbus” nem que descobrira a América! Mas ficaram surpreendidíssimos pelo facto do navegador não ser italiano, não se chamar Columbus nem ter descoberto a América…

● No dia 26 realizou-se na Nova Acrópole uma Conferência com o título “O enigma de Cristóvão Colombo”. Promovida pelo MAF Paulo Alexandre Loução, foram oradores o Prof. António Balcão Vicente e Carlos Paiva Neves, membro da ACC.

● No dia 29 de Novembro realizou-se na Sociedade de Geografia de Lisboa uma Conferência de apresentação do livro “Cristóvam Colon uma biografia critica” de Fernando Abecassis, promovida pela respectiva Secção de História, tendo alguns membros da ACC participado na fase de debate.

NOTÍCIAS Dez 2010

● Foi inaugurada no dia 11 de Dezembro, com grande brilhantismo e com a presença de alguns Membros da ACC (Francisco Orelha, João Moniz e José Machado Pereira), uma exposição permanente no espaço “Museu Colombo Português”, integrante do Museu-Biblioteca Dr. Manuel Luciano da Silva em Cavião, Vale de Cambra. Lembramos que o Museu-Biblioteca é obra meritória do MAF Manuel Luciano da Silva, através da Associação com o seu nome e o novo Director da Biblioteca e Presidente da Associação Dr. Manuel Luciano da Silva é o MAF Pedro Laranjeira, que está de parabéns pelo trabalho realizado.

● A RTP transmitiu há uns dias, uma pequena reportagem efectuada nos EUA com o MAF Manuel Rosa, abordando o tema Cristóvão Colon. Nesta reportagem, Manuel Rosa focou-se exclusivamente nas falsidades da tese genovesa e abordou os aspectos relacionados com a Portugalidade do descobridor

Sem comentários: