segunda-feira, 21 de maio de 2012

Como decorreu o Colóquio na Cuba

Nos dias 19 e 20 de Maio decorreu na vila de Cuba um conjunto de eventos destinados a assinalar o 506º aniversário da morte de Cristóvão Colon e o 4º aniversário da criação da Associação Cristóvão Colon.
No dia 19 decorreram actividades abertas ao público: pela manhã tiveram lugar as visitas guiadas ao painel (fresco) de S. Cristóvão, ao Portal do Paço e ao Centro Cristóvão Colon.
De tarde realizou-se o Colóquio «D. João II e Cristóvão Colon - que relação?» com a Profª Doutora Maria Manuela Mendonça, Presidente da Academia Portuguesa da História.

Depois do Colóquio e já reservada aos respectivos Membros, teve lugar uma Assembleia Geral da ACC.
A manhã do dia 20 foi totalmente preenchida com um conjunto de debates internos sobre os temas apresentados pelos Membros inscritos.
 
Percurso pelas mais antigas ruas da localidade. Igreja e Convento do Carmo onde se encontra o painel de S.Cristóvão. 

 Portal do Paço
(desde os anos 1580 que este este portal se encontra na Ermida de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, tendo sido recuperado pelos populares quando da demolição do Paço Ducal da Cuba, onde viveu o Infante D. Luís, filho do Rei D. Manuel I, irmão do Rei D. João III e pai de D. António - Prior da Ordem do Crato, pretendente aclamado ao trono de Portugal após a morte do Rei D. Sebastião, e afastado pela ocupação filipina)


Paragem no Largo Cristóvão Colon, onde se encontra o monumento ao Descobridor das Américas
Visita ao centro Cristóvão Colon

Colóquio com a Profª Doutora Maria Manuela Mendonça

citação:
"Cristóvão Colon ou era Português ou veio para cá quando era ainda muito novo"

Sem comentários: