quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

As quatro viagens de Colon ao Novo Mundo


A PRIMEIRA VIAGEM

(1492-1493)

 
Cristóvão Colon, que se encontrava em Espanha desde 1485, inicia a sua primeira viagem em 3 de Agosto de 1492 partindo de Palos de la Frontera, na Província de Huelva.

 

A frota que comandava, constituída pela nau Santa Maria e pelas caravelas Niña e Pinta, rumou a sudoeste tendo aportado na Grande Canária a 12 de Agosto. Reiniciando a viagem, com rumo a oeste, chegou no dia 12 de Outubro de 1492 a um pequeno ilhéu das Antilhas ao qual deu o nome de São Salvador.

 


Saltando em terra, Cristóvão Colon, Martin Pinzón e seu irmão Vicente, são recebidos por grande quantidade de indígenas, completamente nus e todos pintados de diferentes cores. Ajoelham, beijam a terra, com lágrimas, e agradecem a Deus a recompensa.

Pouco depois e na presença do notário Rodrigo de Escobedo o navegador toma posse solene da ilha, em nome dos Reis de Castela. De seguida e como Almirante e Vice-Rei recebe juramento de obediência dos seus companheiros de viagem.

Percorre depois várias ilhas que baptiza com os nomes de Stª Maria da Conceição, Fernandina, Isabela, Cuba e Hispaniola e dá a alguns lugares nomes bem significativos como S. Vicente, Vale do Paraíso, Nossa Senhora do Ó, etc.



Na noite de Natal a Santa Maria teria, segundo o que está registado no Diário, encalhado nuns baixios. Colon mandou trazê-la para a praia e trespassá-la com um tiro de canhão. O seu madeirame serviu então como fortificação paliçada, onde deixou ficar vários fidalgos castelhanos.

Iniciado o regresso, encontra-se a 10 de Fevereiro de 1493 por alturas dos Açores onde faz uma paragem. Quando, afastando-se do seu caminho, se aproximou de Lisboa, teria sido fustigado por uma tempestade e a 4 de Março avistou a Serra de Sintra, entrando no estuário do Tejo, nessa mesma noite, após umas horas fundeado em Cascais.
Anunciada a sua chegada a El-Rei D. João II, recebe deste o convite para com ele se encontrar em Vale do Paraíso (Azambuja), o que acontece em 9 de Março e se prolonga por três dias. A 11 de Março, e a convite da Rainha Dª. Leonor, que lhe pede encarecidamente que não parta sem a visitar, encontra-a no Mosteiro de Stº António da Castanheira (Vila Franca), para lhe beijar as mãos.
 
Finalmente a 13 levanta ferro e antes de amanhecer no dia 14 passa o Cabo de S. Vicente. Horas depois está frente a Faro, atingindo o porto de Palos pelo meio-dia do dia 15.

 Referências: “Portrait historique de Cristophe Colomb”, de Marianne Mahn-Lot

 Texto de João Garcia – ACC

Sem comentários: