domingo, 13 de fevereiro de 2011

Notícias 2008


BOLETIM INTERNO DA A.C.C.
“NOSSO ESPECIAL AMIGO”

NOTÍCIAS Out. 2008

●Dia 11: Efectuou-se na Biblioteca Municipal de Espinho a Conferência “Colombo Português”, decorrendo simultaneamente uma exposição fotográfica, documental e bibliográfica sobre o tema.
Os oradores convidados foram Francisco Orelha, Carlos Calado, Roiz do Quental (representado por Abel Cardoso), Paula Amorim, José Ferreira Coelho, António Garcia Pereira e Brandão Ferreira, os quais estiveram presentes e ainda Luciano da Silva, Julieta Marques, José Llorente e Manuel Rosa, com depoimentos gravados. Pedro Laranjeira moderou a sessão.

●No mesmo local decorreu, horas mais tarde, uma apresentação do livro de Pedro Laranjeira, “O Alentejano que descobriu a América”, a cargo do jornalista Carlos Magno. Foi também apresentada a edição em língua espanhola “El portugués que descubrió América”, com tradução de Carlos Calado, membro da ACC.
Ambos os eventos foram promovidos pela Câmara Municipal de Espinho e Biblioteca Municipal de Espinho

●Dia 17: Pedro Laranjeira participou no programa televisivo ‘Portugal no Coração’ da RTP, divulgando o lançamento do seu livro e anunciando a sua edição em vários idiomas.

●Dia 25: Efectuou-se, nas Caldas da Rainha, uma apresentação do livro de Pedro Laranjeira, “O Alentejano que descobriu a América”, a cargo do Membro Fundador da ACC, João Brandão Ferreira.
Evento promovido pela Livraria Martins Fontes e pela sua Comunidade de Leitores.

●Dia 26: Efectuou-se, em Lisboa, uma apresentação do livro de Pedro Laranjeira, “O Alentejano que descobriu a América”, a cargo do escritor Pedro Mota. A Drª Isabel do Carmo apresentou o autor.
Evento promovido pela Livraria Ler Devagar.

NOTÍCIAS Nov. 2008

Dia 31 de Outubro realizou-se em Santarém, no teatro Sá da Bandeira, uma apresentação do livro de Pedro Laranjeira, “O Alentejano que descobriu a América”, a cargo do Membro Fundador e Presidente da ACC, Carlos Calado.
O evento foi promovido pela Câmara Municipal de Santarém, o público participou interessadamente no debate e a comunicação social local efectuou a cobertura do acontecimento, complementada por uma entrevista ao autor do livro.

Já apresentado em Julho pela Editora Ésquilo, a obra “Grandes enigmas da história de Portugal” coordenada por Miguel Sanches de Baéna e Paulo Alexandre Loução (Membro Fundador da Associação Cristóvão Colon) conta com a colaboração de vários historiadores e investigadores e apresenta tópicos de muitíssimo interesse, grande parte deles relacionados ou abordando directamente o tema a que nos dedicamos na ACC.
Um livro a não perder.

NOTÍCIAS Dez. 2008

A RTP1 emitiu, no passado dia 11, o filme “Cristóvão Colombo – O enigma” de Mestre Manoel de Oliveira.
Apesar do horário tardio (23,30h) infelizmente habitual para a emissão de filmes em todas as nossas estações TV, esta foi mais uma oportunidade de divulgação da portugalidade do navegador junto do grande público.

No início de Novembro foi lançado na Galiza um livro de Rodrigo Cota Gonzaléz com a tese de que Don Cristóbal Colón era o galego Pedro Madruga (Pedro Alvarez de Sotomaior).
O título do livro é “Colón, Pontevedra, Caminha”.
Em breve publicarei a crítica detalhada a esta obra, mas entretanto recomendo a sua leitura aos membros da ACC, a qual certamente servirá para reforçar as suas convicções sobre a portugalidade de Cristóvão Colon.

Sem comentários: