quarta-feira, 2 de março de 2022

Colombo genovês, o tio errado #63 ('Prova' 104)

 'Prova' {104}

... o breve relatório apresentado por Nicoló de Oderigo , correspondente de Colombo, à Senhoria de Génova, em que refere a descoberta "de muitos incultos bárbaros e povos nos séculos pretéritos desconhecidos, por Colombo nosso concidadão" {104}

 ACC:

Mais uma vez o Prof. Thomaz deturpa a informação em que se baseia, numa hábil tentativa de iludir o leitor. E para além de deturpar, selecciona apenas a parte que mais lhe convém incutir.

O excerto que refere, foi publicado em 1846 por Luigi Grillo e baseia-se numa transcrição de documento constante no Archivio del Governo di Genova efectuada pelo seu contemporâneo e amigo Antonio Doria.

Mas, ao contrário do que afirma o Prof. Thomaz na pág. 694, não se trata do breve relatório apresentado pelo embaixador na Corte Espanhola, Nicolo Oderigo à Senhoria de Génova.

Se assim fosse, e dado que o Almirante conheceu Oderigo em Castela e lhe confiou os seus mais preciosos documentos, poderia indiciar que o embaixador ficara na posse do conhecimento sobre a naturalidade de Colon, e assim o transmitia à Senhoria de Génova.

Trata-se sim, da oração de apresentação do embaixador perante os Reis Católicos:

“Ora l’Oderico nella infrascritta oragione nanti i Reali di Spagna disse, Columbo concive nostro”

(GRILLO, Luigi – Elogi di Liguri Illustri. Génova: 1846, pág. 275)

Apresentação essa que terá ocorrido pouco depois de 23 de Abril de 1501, data da sua nomeação pela Senhoria. (GRILLO, Luigi – Elogi di Liguri Illustri. Génova: 1846, págs. 275-276) 

“Philippus de Cleves Dns~ Ravastein Regius Admiratus et Januen~ Gobr.~ Consiliu~ Antianoru~ et Offm~ Rerum Hispanoru~ Cois~ Janue. Hec sunt que in mandatis damus vobis Claro Jurisconsulto D. Nicolao Oderico Oratori nro~ ad Ser.mos Hispanie Reges …

Janue die 23 Aprilis M. quingentésimo primo.”

 Ora, oito anos após o regresso de Colon da sua primeira viagem e da propagação da notícia e deturpação do seu nome, corria já a ideia, boato na verdade, de que o navegador era o Colombo genovês, e foi nessa base que Oderigo se lhe referiu ao apresentar-se perante os Reis Católicos, invocando o grande feito que uniria a Sereníssima Republica aos Reinos de Espanha por intermédio do seu herói comum.

Resta ainda acrescentar mais um pequeno pormenor na obra de Grillo, que o cuidadoso Prof. Thomaz preferiu descartar, por inconveniente para a tese que defende.

No título deste capítulo, pág. 257, consta:

Cristoforo Colombo

«Natto nel 1447 e morto nel 1506»

Então os registos notariais não indicam que aquele que dizem ter-se depois tornado Almirante nasceu em 1451?

Sem comentários: