terça-feira, 8 de março de 2022

Colombo genovês, o tio errado #69 ('Prova' 113)

'Prova' {113} - pág. 756:

Foi quiçá devido a tal aparente descortesia que o pagamento foi suspenso, não sabemos quando, como Giustiniani atesta; apenas sabemos com certeza quase absoluta que constava ainda do testamento de 1502, que desapareceu sem deixar rastro, pois um dia depois de o redigir, por carta autógrafa de que se conserva o original, comunicou à Banca San Giorgio que lhe legara o dízimo das suas rendas. Seja como for, não consta do testamento final do Almirante, feito a 19 de Maio de 1506, em que não aparecem já as mostras de genofilia que caracterizavam o primeiro.

De facto, escrevendo uns trinta anos após os factos, Giustiniani refere ainda o legado, que nella morte sua fee come bon patriota, perche lassó per testamento all'Ufficio do S. Giorgio la decima parte delle sue entrate in perpetuo, acrescentando: nõ só per qual cagione nõ si ha fatto. 

 

ACC:

Como se viu anteriormente, as cartas que teriam sido enviadas pelo Ufficio di San Giorgio a Don Diogo Colon e ao Almirante seu pai não chegaram aos destinatários, apenas se conhecendo as alegadas cópias conservadas em Génova. Não tendo então recebido resposta do Ufficio, Colon queixou-se disso mesmo a Nicolo Oderigo.

Porém nada aconteceu. Oderigo não se interessou pelo caso, apesar de o Ufficio de San Giorgio dar a entender nas suas cartas que Génova iria beneficiar dum enorme legado da décima parte dos rendimentos obtidos nas Índias pela família Colon.

Que estranha convergência de manifestações de desprezo para com o “Ilustre varão, claríssimo e amantíssimo concidadão”. Ou será que as cartas remetidas pelo Almirante não são autênticas, ou são, pelo menos, contrafacções parciais de missivas originais? Originais esses em que não havia nenhuma menção a dízimos prometidos ao Ufficio.

Porque, de facto, ao contrário do que escreveu o Prof. Thomaz, o pagamento não foi suspenso, simplesmente porque não se suspende algo que nunca existiu.

E portanto, a sua certeza quase absoluta de que constava do testamento de 1502 cai estrondosamente por terra.

Tanto mais que numa carta a seu filho Dom Diogo também em vésperas da partida para a quarta viagem, o Almirante manda e encarrega o seu filho para que destine o décimo dos rendimentos a pobres necessitados e parentes, antes de outros. (Cf. VARELA, Consuelo – Cristóbal Colon, Textos y documentos completos. Madrid, 1989 Alianza Universidad, pág. 308).

Perante tal discrepância, poderia permitir-se a conclusão de que esta correspondência teria sido forjada, o que não seria, de todo, surpreendente. 

Seguimos no entanto a linha de admiti-la como possivelmente verdadeira, considerando que é abusiva a interpretação de que o Almirante teria legado o dízimo dos seus rendimentos a Génova. O que mostram as duas cartas a Oderigo e a sobrevivente carta ao Ufficio di San Giorgio é que o Almirante procurava financiamento para o seu omnipresente projecto de acumular ouro das Índias para ajudar na reconquista de Jerusalém.

Génova era uma grande potência marítima e sempre fora importante financiadora da expansão mediterrânica e atlântica.

A incompreensível ausência, certamente subtracção, da outra carta que o Almirante diz que enviou simultaneamente ao Ufficio, indicia que o seu conteúdo era a chave para a revelação do negócio subjacente a esta aproximação de Colon a Génova, que nada tinha a ver com a sua pretensa naturalidade. 

Sem comentários: