quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Colombo genovês, o tio errado #2 ('Provas' 2, 3)

 

'Provas' {2} e {3} - pág. 41:

... É deste velho preconceito que provém a irritação de D. Hernando - que, sem embargo, se ufanava das suas  origens italianas, como teremos ocasião de ver, contra Giustiniani:

Pelas quais palavras manifesta cousa é que ele não exerceu arte mecânica ou manual, pois ele próprio diz que (CC) empregou a puerícia em aprender as letras e a juventude na arte navigatória e na cosmografia, e a sua idade adulta nos descobrimentos. De modo que o mesmo Giustiniani é convicto de falso historiador e se dá a conhecer por inconsiderado, ou parcial, ou malévolo conterrâneo {2}, pois falando ele de uma pessoa assinalada e que tanta honra trouxe à sua pátria {3} de que o mesmo Giustiniani se fez cronista ...

 

ACC:

Não é Hernando Colon quem afirma que seu pai, o Almirante, era conterrâneo e da pátria de Giustiniani. É o genovês Giustiniani, no Psalterio e nos Annali di Genova, quem atribui a origem genovesa ao Almirante. Como tal, Hernando critica o genovês Giustiniani por este lançar boatos sobre uma pessoa a quem chamou sua conterrânea.

Sem comentários: