terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Colombo genovês, o tio errado #19 ('Prova' 33)

'Prova' {33} - pág. 164:

Na terceira viagem, à partida, por saber andarem corsários franceses nas paragens do Cabo S. Vicente, Colombo decidiu rumar directamente de Sanlúcar de Barrameda ao Porto Santo, a tomar lenha, refresco e água; e tendo aí chegado a uma quinta-feira seguiu no Domingo imediato para a Madeira. En la villa le fué hecho muy buen recibimiento y mucha fiesta, por ser allí muy cognosçido, que fué vezino d'ella en algún tiempo {33}

 ACC:

Estranha justificação do Almirante para a sua paragem em Porto Santo e Madeira, quando seria suposto navegar directamente para as Canárias como acontecera nas viagens anteriores. Para evitar os corsários franceses do Cabo S. Vicente bem poderia manter o rumo para as Canárias pois ficaria ainda mais afastado dos corsários do que ficou desviando-se para o arquipélago da Madeira.

Basta atentar ao registo da 1ª viagem no Diário:

Viernes, 3 de agosto

Partimos viernes tres días de agosto de 1492 de la barra de Saltés, a las ocho horas. Anduvimos con fuerte virazón hasta el poner del sol hacia el Sur sesenta millas, que son quince leguas; después al Sudoeste y al Sur cuarta del Sudoeste, que era el camino para las Canarias.

 

Mas mais surpreendente e mesmo bizarro é que o Prof. Thomaz considere que o facto de o Almirante Colon ser muito conhecido no Funchal, por ter sido ali morador, seja uma prova da sua origem genovesa.

Esqueceu o autor os seus próprios argumentos pois, na pág. 164 justifica que o Colombo era muito conhecido na Madeira porque, tendo lá ido comprar açúcar (algo que teria ocorrido em 1478 segundo o documento Assereto), não se sumiria de seguida, ao cabo de poucos dias, a bordo da nau de Palêncio. De facto não se sumiu de seguida, pois no seu depoimento dá a entender que lá ficou pelo menos até Janeiro de 1479, aguardando que Paulo di Negro lhe enviasse mais dinheiro para os pagamentos. Mas em 25 de Agosto de 1479 estava em Génova, no âmbito desse processo movido por Centurione contra os Di Negro, para regressar a Lisboa no dia seguinte. E na pág. 161, presume o Prof. Thomaz que tendo Colombo chegado a Lisboa em 1476 haja prontamente achado emprego na representação das casas comerciais para que trabalhava havia já quatro anos, e portanto em Fevereiro de 1477 andaria pelas Ilhas Britânicas.

Como tal, não ficou na Madeira alguns poucos dias, mas sim apenas alguns meses, ainda que involuntariamente. Seria tempo suficiente para que o Colombo do Assereto fosse muito conhecido e recebido em festa?


Esqueceu também o autor que o Almirante Colon casou com a filha do capitão donatário do Porto Santo e que ambos para lá foram viver, tendo depois mudado a residência para o Funchal, onde, segundo vários autores, entre os quais Agostinho de Ornellas (Memória sobre a residência de Christovam Colombo na Ilha da Madeira, Typographia da Academia Real das Sciencias, Lisboa, 1892), habitaram na chamada casa do Esmeraldo? O Almirante seria então muito conhecido e recebido em festa no Funchal por ser o navegador que casara com a filha do capitão donatário de Porto Santo e lá habitara, ou por ser o agente comercial que ficara ‘pendurado’ sem dinheiro para pagar o açúcar que encomendara?

 


1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.