quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Colombo genovês, o tio errado #21 ('Provas' 38, 39)

 

‘Prova’ {38} - págs. 224/5:

Razão teria Barnaba Caserio Cigala ao escrever, [referindo a proposta de Colombo, por intermédio de seu irmão Bartolomeu] em exposição enviada ao doge e ao senado de Génova entre 1601 e 1616:

Se Henrique VII, Rei de Inglaterra, tivesse atendido a Cristóvão Colombo genovês {38} a metade do mundo seria presentemente não de espanhóis mas de ingleses.

 

ACC:

A questão que se coloca é mesmo a de saber se corresponde à realidade aquilo que Bartolomé de las Casas ou Hernando Colón escreveram. Será que o tecelão Bartolomeo Colombo foi apresentar ao rei de Inglaterra a proposta do seu irmão? Ou era o cartógrafo e navegador Bartolomeu Colon quem se deslocou à corte de Inglaterra e depois à corte de França com outros objectivos?

Como se atribui veracidade a quem não está por dentro dos acontecimentos e escreve umas dezenas de anos depois de terem ocorrido e se despreza o testemunho dos próprios intervenientes, argumentando que foi Cristóvão, com a sua habitual propensão para exagerar e aformosear as coisas quem utilizou o facto a seu favor, dizendo que recusara as ofertas que recebera daqueles reis?


‘Prova’ {39} - pág. 225:

Foi durante a sua estadia em Inglaterra que Bartolomeu desenhou um mapa, que ofertou a Henrique VII ..., que embora não tenha chegado até nós, constitui um importante testemunho da genovesidade dos Colombos.

São D. Hernando e Las Casas quem nos revela a sua existência, copiando a sua legenda poética:

... Um, de quem Génova é pátria e o nome Bartolomeu Colombo de Terra Rubra, esta obra produziu em Londres, no ano do Senhor MCCCCLXXX com oito anos por cima, no dia décimo terceiro de mês de Fevereiro ...

 

ACC:

Ora o mapa, que não chegou até nós, constitui, para o Prof. Thomaz, um importante testemunho da genovesidade dos Colombos. Essa genovesidade seria então confirmada pela legenda poética no mapa oferecido a Henrique VII.

Milagrosamente talvez, o mapa não chegou até nós, mas a sua legenda chegou, pelo menos às mãos de Hernando Colón e Las Casas, que a reproduziram. Dissociou-se do mapa?

Sem comentários: