segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Colombo genovês, o tio errado # 36 ('Prova' 61)

 'Prova' {61} - pág. 311:

... corrobora-o Pedro Mártir de Angléria, na carta de 13.IX.1493 em que participa ao Conde de Tendilla e a Frei Hernando de Talavera, o sucesso da primeira viagem de Colombo:

Erguei a mente, vós dois, sábios que envelheceis, e escutai o novo invento: lembrai-vos de o lígur Colón {61} ter instado no arraial junto dos Reis, acerca de percorrer pelos antípodas ocidentais o novo hemisfério das terras ...

 

ACC:

Pietro Martire d’Anghiera, que tinha acompanhado o embaixador de Castela na Santa Sé quando este regressou ao seu país em 1487 e ficara depois a leccionar em Salamanca era, à data do regresso de Colon, o capelão dos Reis Católicos, e antes destas epístolas de Setembro, escrevera em 14 de Maio ao seu protector Giovanni Borromeo, Conde de Arona e Anghiera, dando conta do regresso do Almirante. Sem sequer o conhecer bem, como demonstra a expressão que utilizou para o mencionar – «Regressou das Antípodas ocidentais um tal Cristoforo Colonus, homem lígure…» Pietro Martire decidiu chamar-lhe homem lígure, estabelecendo de alguma forma uma ligação à sua própria região natal na ‘Itália’, apesar de manter latinizado para Colonus o apelido Colon, sem o deturpar para Columbo.

Mas nesta sua recolha, o Prof. Thomaz parece não se ter apercebido do nome Colonus, ofuscado pela qualificação “lígure” que lhe saltou à vista.

Curiosamente os lígures foram um dos povos que ocuparam o território do sul de Portugal, Alentejo / Algarve no séc. V a.C. (Cf. MELO. Amílcar – Portugal económico, político e social. Lisboa: Ed. Vieira da Silva, 2016. Págs.26- 27)

Argumenta ainda o Prof. Thomaz, na ‘linguagem elegante e própria’ de prestigiado historiador profissional que tem vindo a utilizar para apodar quem não partilha da sua opinião, que não foi a partir das cartas de Pedro Mártir que se difundiu a lenda do Colombo lígure, pois só vieram a ser publicadas em 1511. 

Deve assim presumir o Prof. Thomaz que quer o remetente quer os destinatários se mantiveram em silêncio e nunca repetiram a ninguém o boato do homem lígure.

Sem comentários: