domingo, 23 de janeiro de 2022

Colombo genovês, o tio errado # 29 ('Prova' 47)

'Prova' {47} – pág. 258: 

Por outro lado: se o Cristóbal Colomo dos pagamentos não era o futuro descobridor, por que motivo quando em 1489 Isabel a Católica, na sequência de uma diligência do Duque de Medinaceli, mandou chamar Colombo a Córdova, ordenou aos concelhos, justiças, regedores, cavaleiros, escudeiros, oficiais e homens bons de todas as vilas e lugares de seus reinos que aposentem Christoual Colomo, quando for a tratar de algunas cosas cumplideras a nuestro servicio? {47}


ACC:

Numa manobra tentativa de diversão, o Prof. Thomaz procura confundir o leitor com uma pergunta traiçoeira. Obviamente que o Cristóbal Colomo, sendo esse o nome nos pagamentos, viria a ser o futuro descobridor. Mas antecedendo esta pergunta, o Prof. Thomaz tinha preparado a armadilha, colocando outra questão: “Se era Cristóvão Colombo na folha de pagamentos o português de nome em branco, quem era o Cristóbal Colomo das outras verbas?”

Tentou assim o Prof. Thomaz fazer crer que o português que estava no Real de Málaga não era o mesmo Cristóbal Colomo que recebeu um pagamento para se deslocar ao Real de Málaga e que viria a ser o Almirante Christoval Colon.

Faltou também ao Prof. Thomaz justificar a sua afirmação de que foi uma diligência do Duque de Medinaceli a dar origem à convocação para o futuro Almirante ir a Córdova e faltou-lhe descrever um pouco mais completamente a cédula de 1489 dos Reis Católicos, e não apenas da Rainha Isabel, pois é bem elucidativa:

“El Rey é la Reina: Concejos, Justicias, Regidores, Caballeros, Escuderos, Oficiales, é Homes-Buenos de todas las Ciudades, é Villas, é Lugares de los nuestros Reinos é Señorios: Cristobal Colomo ha de venir á esta nuestra Corte, é á otras partes é logares destos dichos nuestros Reinos, á entender en algunas cosas cumplideras á nuestro servicio… Córdoba é doce de Mayo de ochenta y nueve años…”

Como se pode ler, a cédula tem data de 12 de Maio de 1489, ou seja, poucos meses depois de Cristóvão Colon ter participado na reunião em que Bartolomeu Dias relatou ao Rei D. João II os resultados da sua viagem bem-sucedida com a dobragem do Cabo da Boa Esperança, e que decorreu em Dezembro de 1488 em Beja, onde o Rei se manteve até Junho. É provável que Colon estivesse então para regressar a Castela, desejoso por mostrar mais uma vez aos Reis Católicos que fazia sentido tentar chegar à Índia pelo Ocidente pois os portugueses já tinham conseguido contornar África.

De qualquer forma, o facto de a cédula dos Reis Católicos se referir a Cristobal Colomo não pode ser encarado como uma prova de que o futuro Almirante era o genovês Colombo.

Sem comentários: