domingo, 30 de janeiro de 2022

Colombo genovês, o tio errado # 35 ('Prova' 60)

'Prova' {60} - pág. 303: 

Desiludido com o longo compasso de espera que lhe impunham os Reis Católicos, quiçá animado pela carta del-rei de França (cujo preciso teor ignoramos) Colombo decidiu-se então a partir para as Gálias - o que é incompatível com a teoria de que teria agido em conivência com D. João II, para atrair as atenções de Castela {60}.

 ACC:

Esta afirmação não tem qualquer relação com a alegada genovesidade do Almirante que o Prof. Thomaz pretende provar.

Incoerentemente, o Prof. Thomaz lança a hipótese de que Colon se tenha animado com a carta do Rei de França, ou seja, uma resposta positiva ao seu projecto, enquanto na pág. 224 nas justificações para a ‘prova’ {38} dava precisamente a entender que as propostas a Inglaterra e França teriam sido recusadas:

“Não tendo achado da sua parte [Henrique VII de Inglaterra] a receptividade que esperava, Bartolomeu Colombo acabou por passar à corte francesa … Já Cristóvão com a sua habitual propensão para exagerar e aformosear as cousas, utiliza o facto em seu próprio favor, como se não tivesse sido ele próprio a, por assim dizer, pôr em almoeda os seus serviços, mas tivesse pelo contrário repelido de motu próprio as propostas que recebera dos reis de França e de Inglaterra…”

Sem comentários: